quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sistema Endócrino - Hormônios


Todas as funções e atividades do nosso corpo são coordenadas e integradas pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino (hormonal). O sistema endócrino é composto de várias glândulas que se situam em diferentes pontos do nosso corpo. Glândulas são estruturas que produzem substâncias que tem determinada função. Há as glândulas endócrinas, que lançam o produto da sua secreção na corrente sanguínea e há as glândulas exócrinas, que lançam o produto da sua secreção no meio externo (exemplo, glândulas sudoríparas).

As glândulas endócrinas são:

-HIPÓFISE ou PITUITÁRIA::
HORMÔNIOS DO LOBO ANTERIOR DA HIPÓFISE:
Hormônio do crescimento (GH): promove o crescimento de quase todas as células e tecidos do organismo.
Corticotropina: provoca a secreção dos hormônios corticosteróides das supra-renais pelo córtex supra-renal.
Hormônio tíreo-estimulante (TSH): induz a produção de tiroxina e de triodotironina pela glândula tireóide.
Hormônio folículo-estimulante (FSH): determina o crescimento de folículos nos ovários antes da ovulação, promove a formação de esperma nos testículos.
Hormônio luteinizante (LH): realiza importante papel na ovulação; além disso, induz a secreção de hormônios sexuais femininos pelos ovários e de testosterona pelos testículos.
Prolactina: promove o desenvolvimento das mamas e a secreção da leite

HORMÔNIO DO LOBO POSTERIOR DA HIPÓFISE:

Hormônio antidiurético ADH (também denominado vasopressina): causa a retenção de água pelos rins, com conseqüente aumento no teor de água no organismo; além disso, quando presente em altas concentrações, provoca constrição dos vasos sangüíneos em todo o corpo e eleva a pressão arterial.
Ocitocina: provoca a contração do útero durante o parto, talvez ajudando expelir o recém - nascido, contraem também as células miopiteliais nas mamas, expulsando o leite, quando o lactente suga.

-SUPRA-RENAIS:

HORMÔNIO DO CÓRTEX SUPRA-RENAL:
Cortisol: exerce múltiplas funções metabólicas no controle de metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras.
Aldosterona: reduz a excreção de sódio pelos rins e aumenta a excreção de potássio, aumentando assim, o sódio corporal, enquanto diminuía quantidade de potássio.

HORMÔNIO DA MEDULA SUPRA-RENAL:
Norepinefrina e epinefrina: mesmos efeitos da estimulação simpática.

-TIREÓIDE:
HORMÔNIO DA GLÂNDULA TIREÓIDE:
Tiroxina e triiodotironina (T3 e T4): são desacopladores de cadeia respiratória, aumentando a velocidade das reações químicas em quase todas as células do organismo, elevando conseqüentemente, o nível geral do metabolismo corporal.
Calcitonina: promove a deposição de cálcio nos ossos, diminuindo assim, a concentração de cálcio no líquido extracelular.

-PÂNCREAS (que é uma glândula mista):

HORMÔNIOS DAS ILHOTAS DE LANGERHANS DO PÂNCREAS:

Insulina: promove a entrada de glicose na maioria das células do corpo, controlando, o metabolismo da maioria dos carboidratos.
Glucagon: aumenta a liberação hepática de glicose nos líquidos corporais circulantes.

-PARATIREOIDES:

HORMÔNIO DA GLÂNDULA PARATIREÓIDE:
Paratormônio (PTH): controla a concentração de íons cálcio no líquido extracelular ao controlar (a) a absorção intestinal de cálcio, (b) a excreção de cálcio pelos rins, e (c) a liberação de cálcio no osso.

-OVÁRIO:

HORMÔNIO DOS OVÁRIOS:
Estrogênio: estimulam o desenvolvimento dos órgãos genitais femininos, das mamas e das características sexuais secundárias.
Progesterona: estimula a secreção de “leite uterino” pelas glândulas endometriais do útero, além disso, ajuda a promover o desenvolvimento do aparelho secretor das mamas.

-TESTÍCULOS:
HORMÔNIOS DOS TESTÍCULOS:
Testosterona: estimula o crescimento dos órgãos sexuais masculinos; além disso, promove o desenvolvimento das características sexuais secundárias do homem.
Veja, abaixo, três videos sobre nosso sistema hormonal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o texto acima ou sua dúvida, terei o maior prazer em responder.