domingo, 24 de outubro de 2010

Sais minerais

Os minerais têm fundamental importância à vida.
Como exemplo posso citar o Fe, Mg, I, Ca, Na, K, Cl , P.
O ferro e o magnésio participam, respectivamente, das moléculas hemoglobina e clorofila; enquanto a hemoglobina leva oxigênio às células e trás gás carbônico aos pulmões, a clorofila participa da transformação da energia luminosa do Sol em energia química, no fenômeno da fotossíntese. A falta de Fe provoca anemia e o Mg atua na formação dos tecidos.

A falta de iodo afeta a glândula tireóide provocando o papo ou bócio, obesidade e cansaço; nas gestantes a falta de iodo pode provocar o nascimento de crianças com rebaixamento mental e surdez  A Anvisa (agência nacional de vigilância sanitária) determina e fiscaliza que os refinadores adicionem de 20 a 60 miligramas de iodo por quilo de sal de cozinha, portanto, em nossa dieta não há falta desse mineral.
O cálcio participa da formação dos ossos, da contração muscular e da secreção da insulina.
Sódio e potássio são responsáveis pela "bomba de sódio e potássio" que possibilita a transmissão dos impulsos nervosos; o sódio ligado iônicamente ao cloro forma o cloreto de sódio ou sal de cozinha; o fósforo, em sua maioria, é encontrado sob a forma de fosfato nos ossos, também participa das moléculas de ATP e DNA e como fosfolipídios na constituição da membrana citoplasmática.

2 comentários:

  1. Quais as consequências para nós da deficiência do cálcio? E o ferro ?

    ResponderExcluir
  2. Osteoporose e anemia ferropriva, respectivamente.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre o texto acima ou sua dúvida, terei o maior prazer em responder.