sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Aminoácidos e a produção de proténas

Existem na natureza, aproximadamente, duzentos aminoácidos, porém, durante o período no qual o bebê é amamentado o organismo humano metaboliza vinte e um e, após esse período e por toda vida, metabolizamos somente vinte aminoácidos.

Os aminoácidos podem ser chamados, também,  peptídeos e são divididos em dois grupos:

a) aminoácidos essenciais: são em número de oito e são sintetizados somente pelos vegetais, por isso, só podemos obtê-los por meio dos alimentos. São eles: : leucina, isoleucina, valina, triptofano, metionina, fenilalanina, treonina e lisina (a histidina é um aminoácido essencial na infância).

b) aminoácidos naturais ou não-essenciais: são sintetizados pelo organismo humano, em número de treze, são eles: alanina, arginina, ácido aspártico, aspargina, ácido glutâmico, cistina, cisteína, glicina, glutamina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina.

Os aa. são constituídos por um grupo chamado amina (NHH) e por um grupo ácido (COOH), hidrogênio, carbono alfa (todas partes se ligam a ele) e por um radical, daí seu nome: "amina ácido" ou aminoácido.
A letra  R,  em destaque, representa
o radical,  um grupo de átomos  que
identificará o aminoácido.
Os aa., por meio de ligações peptídicas (sempre com a formação de uma molécula de água) formam polipeptídes e a partir de setenta aa. na molécula a substância será denominada proteína, portanto, proteínas são macromoléculas constituídas por unidades menores denominadas aminoácidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o texto acima ou sua dúvida, terei o maior prazer em responder.