sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tecido sanguíneo

A corrente sanguínea é encarregada de todo o transporte a longa distância do sangue, que é composto por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma e tem as funções de defesa, nutrição e oxigenação do organismo.

Em uma pessoa adulta, o sangue corresponde mais ou menos a  5 litros.

O sangue é constituido pela parte líquida e pelos chamados elementos figurados.

Parte Líquida:
Chamada de plasma ou soro, representa 55% do sangue, sendo que do seu total 90% é água e o restante são nutrientes como: glicose, lipídios, aminoácidos e  íons, anticorpos, hormônios, enzimas e materiais de excreção como a uréia e ácido úrico.

Elementos figurados:
Glóbulos vermelhos, eritrócitos ou hemácias:
Tem uma vida média de 120 dias, são produzidas na medula óssea (epífises) na proporção de 1,5 milhão por segundo, existem aproximadamente 5 milhões por milímetro cúbico.

Quando maduras tornam-se anucleadas e têm forma de disco bicôncavo, têm como principal função a oxigenação de todo o corpo humano, que é possível graças a presença da hemogloblina, um pigmento de cor vermelha que se une às moléculas de oxigênio no pulmão e daí, percorrendo toda a circulação sanguínea, leva o oxigênio até às células.

Glóbulos brancos ou linfócitos:
Tem uma vida média de 12 à 13 dias, são células nucleadas e reproduzem-se com bastante facilidade. Existem na proporção de 1 ou 2 para 1000 Glóbulos Vermelhos.

Plaquetas:
Tem uma vida média de 8 à 10 dias, são fragmentos celulares dos megacariócitos da medula óssea. Sua função é muito importante no entupimento de falhas nos vasos sanguíneos e na formação de coágulos.

O sangue é formado na medula óssea vermelha.

No tecido sanguíneo e no interior das plaquetas encontra-se a enzima Tromboplastina (proteína específica com função enzimática).

A Tromboplastina (substância liberada pelo tecido quando lesado), age como enzima, na conservação da Protrombina em uma forma ativa, que é a Trombina.

A trombina converte o fibrinogênio em fibrina que forma uma rede insolúvel, na qual se prendem hemácias e plaquetas, dando início a coagulação.

Tromboplastina> Protrombina >Trombina>Fibrinogênio>Fibrina

Após a reparação do tecido lesado, o coágulo se desfaz.

Um comentário:

Deixe seu comentário sobre o texto acima ou sua dúvida, terei o maior prazer em responder.